Coalizão ÉDITODOS

A Coalizão ÉDITODOS nasceu em 2017, com o propósito de enfrentar o racismo estrutural e as disparidades de gênero, por meio do fomento ao empreendedorismo negro e periférico no Brasil. Para isso, a iniciativa busca atrair e administrar recursos financeiros privado, público e de órgãos de fomento nacionais e internacionais que possam promover impactos positivos concretos e duradouros ao serem levados a empreendedoras(es) (formais e informais) negras(os). Dessa forma, a ÉDITODOS se define como “uma pirâmide invertida que coloca toda a nação preta, parda e periférica no topo”, ao se constituir como uma organização intermediária que busca catalisar potências para que empreendedoras(es) negras(os) conquistem seu protagonismo como fonte de soluções.

Atualmente, a Coalizão é formada por seis organizações – AfroBusiness, Agência Solano Trindade e Pretahub (São Paulo); FA.VELA (BH); Instituto Afrolatinas (DF) e Vale do Dendê (Salvador) – e conta com uma rede com mais de mil empreendedoras(es) em todo o país. A iniciativa já captou R$ 1 milhão, por meio do Fundo Emergências Econômicas. Com isso, cerca de 500 empreendedoras(es) receberam auxílio financeiro. Além do investimento de até R$ 2 mil para cada empreendedor(a), o Fundo oferece um programa de mentorias e acesso a acompanhamento com profissional de saúde mental, exclusivo para mulheres acima dos 50 anos. O objetivo é ir além da contribuição financeira e orientar o(a) empreendedor(a) a como fazer o melhor uso deste investimento para potencializar seu negócio e desenvolver a inclusão digital de seus produtos e/ou serviços.

A realização da terceira onda de captação aconteceu em 2020, com o desafio de buscar novos apoiadores para ampliar o alcance dos auxílios, e contou com o apoio de grandes empresas e organizações do ISP, como Assaí Atacadista, Fundação Arymax, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto C&A, Itaú-Unibanco, Itaú Social, JP Morgan, Mercado Livre e Semente Oré.

Fruto do acúmulo do trabalho desenvolvido, a Coalizão lançou em 2020 o livro O impacto do afroempreendedorismo, que apresenta um panorama de nanos, micros e pequenos empreendedoras(es) negras(os) no Brasil, a importância das organizações intermediárias e alguns dos mecanismos de apoio aplicados pelas organizações durante a pandemia.

Brasil

Saiba mais sobre as linhas de atuação do ISP relacionadas a esta iniciativa. Acesse:

Fomento ao empreendedorismo negro