Caminhos para atuação

Como o investimento social privado pode contribuir?

Considerando a complexidade, abrangência e urgência do debate sobre equidade racial e dos desafios aí envolvidos, diversas são as possibilidades de atuação que podem contribuir para alterar esse cenário. Nesse horizonte, ao lado de outros atores – como o poder público, a sociedade civil ou a academia –, o investimento social privado (ISP) pode ter um papel estratégico em diferentes frentes: sua atuação pode ser mais focada no tema – por exemplo, tendo equidade racial como linha temática de investimento – ou se dar de modo mais transversal a outros temas já desenvolvidos pelas organizações.

Também é possível que, além da dimensão programática, na perspectiva de equidade racial, as organizações do ISP desenvolvam estratégias internas, voltadas às suas próprias práticas institucionais e das organizações às quais estão vinculadas. A partir desse panorama mais amplo sobre as possibilidades de direcionamento da atuação do ISP, algumas linhas de atuação têm destaque. Os caminhos são diversos e podem ir desde o apoio financeiro a iniciativas negras até a produção de conhecimento.

Os eixos a seguir sintetizam as possibilidades de linhas de atuação do ISP no tema equidade racial abordadas no guia O que o investimento social privado pode fazer por… equidade racial? (2019).

Acesse cada uma das linhas de atuação para saber mais!

A/

Fortalecimento de iniciativas promovidas por organizações negras ou lideradas por pessoas negras

B/

Fortalecimento de lideranças negras

C/

Fomento ao empreendedorismo negro

D/

Equidade racial no campo educacional

E/

Equidade racial no mundo corporativo

F/

Produção de conhecimento e posicionamento público

G/

Práticas institucionais de equidade racial nas organizações do ISP