Iniciativas de diversidade na ciência do Instituto Serrapilheira

O Instituto Serrapilheira é uma organização voltada ao fomento à ciência no Brasil, que tem como proposta valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade. Para isso, atua em duas frentes: Ciência e Divulgação Científica.

Uma de suas principais iniciativas, a Chamada pública de apoio à ciência já está em sua quarta edição (2021), por meio da qual selecionou 12 jovens cientistas que tivessem projetos que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais, ciência da computação e matemática, para serem apoiadas(os) por três anos, com grants que variam entre R$ 200 mil a R$ 700 mil para cada um dos projetos originais selecionados. Como uma estratégia voltada à ampliação da diversidade na ciência, o Instituto criou o bônus da diversidade: após selecionadas(os), as(os) cientistas poderão concorrer a recursos extras para serem investidos exclusivamente na integração e formação de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. O valor do bônus depende da ação a ser desenvolvida, podendo variar de 10% a 100% da doação/grant recebida. Em 2020, 41 pessoas foram contratadas ou formadas com investimentos desta iniciativa, sendo 20 delas negras e 2 indígenas. Os recursos foram aplicados em bolsas (no Brasil e no exterior), aulas de inglês, auxílio-transporte, participação em eventos científicos, compra de laptops e reagentes de laboratório.

Em 2019, o Instituto lançou o Guia de boas práticas em diversidade na ciência, que consolida suas políticas de apoio à diversidade na ciência e busca inspirar seus donatários/grantees e outras instituições a promover ações de inclusão, trazendo orientações a quem deseja formar grupos de pesquisa mais diversos. O guia afirma o princípio de que olhares diferentes tornam a ciência mais rica e que perfis historicamente excluídos da atividade científica precisam ser acolhidos de uma forma verdadeiramente efetiva.

O racismo na ciência também foi foco de diferentes mesas dos Encontros Serapilheira: na 4a edição (2019), por exemplo, foi realizado um debate sobre o papel da ciência na construção do racismo, que contou com a participação de Sueli Carneiro (filósofa, pesquisadora, escritora e ativista do movimento negro, fundadora do Instituto Geledés). O tema da diversidade também foi abordado em dois webinários na 5a edição (2020): Por que a ciência precisa de diversidade e Retrato da diversidade na pós-graduação brasileira.

Brasil

Saiba mais sobre as linhas de atuação do ISP relacionadas a esta iniciativa. Acesse:

Equidade racial no campo educacional

Produção de conhecimento e posicionamento público