Mapa da Rede Antirracista, da Ação Educativa

O Mapa da Rede Antirracista foi lançado em 2019 pela Ação Educativa e contou com apoio do Itaú Social. Trata-se de uma ferramenta online e colaborativa que objetiva combater o racismo disponibilizando práticas pedagógicas realizadas por escolas, centros culturais, coletivos e demais organizações da região central do município de São Paulo. Seu uso é aberto ao público em geral, mas é voltado especialmente a educadoras(es) e demais profissionais que atuam com crianças e jovens.

O mapa reúne informações que podem ser filtradas por: áreas de atuação (educação, cultura, saúde, ativismo social, assistência social e sistema de justiça); práticas das instituições (antirracistas, gênero e sexualidade e atuação em rede); e pontos de presença negra e resistência espalhados pela cidade (marcos históricos e contemporâneos de resistência e histórias de vida).

O projeto dialoga com o trabalho realizado pela Ação Educativa no Projeto Redes de Proteção Local dos Direitos de Crianças e Adolescentes, apoiado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de São Paulo (Fumcad)  e pelo Itaú Social, que enfoca os desafios da construção e aprimoramento de ações conjuntas em uma abordagem que busca reconhecer o racismo como estruturante dos ciclos de violências, com o objetivo, assim, de atuar em rede na prevenção, identificação, encaminhamento, apoio e atendimento a crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.

Brasil

Saiba mais sobre as linhas de atuação do ISP relacionadas a esta iniciativa. Acesse:

Equidade racial no campo educacional

Produção de conhecimento e posicionamento público