Pacto de Promoção da Equidade Racial

Com o objetivo de trazer o mundo corporativo para o debate sobre equidade racial, foi lançado em 2021 o Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa que busca atrair a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais e da sociedade civil para o tema, por meio da proposta de implementação de um Protocolo ESG Racial para o Brasil. Promover a adoção do novo Protocolo por empresas e investidores institucionais é uma estratégia para incentivar ações afirmativas e a realização de investimentos sociais voltados à melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negras(os). 

O processo de adesão ao Protocolo é totalmente voluntário e gratuito: além da assinatura de um Termo de Parceria que pactua os compromissos de implementação de ações alinhadas às premissas do Pacto, uma empresa certificadora calcula o Índice ESG de Equidade Racial (IEER) das organizações que aderem à iniciativa. Esse Índice, construído por especialistas, serve para medir o desequilíbrio racial dentro das instituições em termos de renda destinada a profissionais negras(os), quando comparado ao percentual de pessoas negras na população economicamente ativa na região em que a empresa atua. O Índice pode ser melhorado com a adoção de ações afirmativas e o compromisso de realizar investimentos em equidade racial dentro dos parâmetros do programa. Além disso, a possibilidade de comparação do desempenho ao de outras empresas tem potencial de acelerar políticas de inclusão.

O Pacto de Promoção da Equidade Racial foi desenvolvido durante um ano por um grupo de mais de 140 pessoas, incluindo representantes da comunidade negra, especialistas financeiras(os) e em ESG, acadêmicas(os), docentes, advogadas(os), econometristas, pesquisadoras(es), empresárias(os) e profissionais e lideranças de organizações do terceiro setor. A iniciativa é gerida pela Associação de Promoção da Equidade Racial, uma entidade privada e sem fins lucrativos.

Brasil

Saiba mais sobre as linhas de atuação do ISP relacionadas a esta iniciativa. Acesse:

Equidade racial no mundo corporativo

Produção de conhecimento e posicionamento público

Práticas institucionais de equidade racial nas organizações do ISP