Pesquisa e minissérie “Para onde vamos?”, do Instituto Marielle Franco e do Movimento Mulheres Negras Decidem

O Instituto Marielle Franco é uma organização que leva o nome e foi criada pela família da vereadora assassinada em março de 2018, com a missão de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário.

O Movimento Mulheres Negras Decidem é uma iniciativa liderada pelo Instituto junto com outras organizações, que conta com o apoio do Fundo Baobá e que tem como proposta qualificar e promover a agenda liderada por mulheres negras na política institucional, fortalecendo a democracia brasileira a partir da ampliação da representatividade de mulheres negras nas instâncias de poder. O movimento atua por meio de formação política, reposicionamento de temas na agenda pública e pesquisas centradas em dados.

Em 2020, o Instituto Marielle Franco e o Movimento Mulheres Negras Decidem realizaram a pesquisa Para Onde Vamos com 245 mulheres negras ativistas comprometidas com debate de gênero e raça em todo o Brasil, em um levantamento sobre sua atuação e perspectivas de mudanças almejadas. A partir desse insumo, ambas as organizações criaram a minissérie “Para onde Vamos?”, que apresenta o movimento de mulheres negras no Brasil por meio da história de ativistas que estão liderando verdadeiras revoluções no modo de fazer e pensar políticas públicas no país. A minissérie documental é uma coprodução da FLUXA Filmes e do Canal Brasil e contou com o apoio do Fundo Baobá e da Open Society Foundations.

Brasil

Saiba mais sobre as linhas de atuação do ISP relacionadas a esta iniciativa. Acesse:

Fortalecimento de lideranças negras

Produção de conhecimento e posicionamento público