Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras – Marielle Franco

O Programa de aceleração do desenvolvimento de lideranças femininas negras: Marielle Franco é um projeto do Fundo Baobá voltado ao investimento na formação técnica e política de lideranças femininas negras brasileiras e no aprimoramento das capacidades de organizações da sociedade civil, grupos e coletivos liderados por essas mulheres em todo o país. 

O investimento se dá por meio de apoio financeiro e institucional a cerca de 20 organizações da sociedade civil (OSC), grupos e coletivos liderados por mulheres negras, além da concessão de bolsas, formação política, coaching e construção de redes de relacionamento para as 120 beneficiárias individuais.

Espera-se que, ao final de cinco anos, mulheres negras que já atuam e assumem papel de liderança em diversas áreas possam ter seu desenvolvimento acelerado, acessar espaços estratégicos de tomada de decisão, transformar o mundo a partir de suas experiências e mobilizar mais pessoas à luta antirracista, por justiça e equidade social e racial.

A iniciativa contou com três doadores iniciais: Instituto Ibirapitanga, Fundação Ford, Open Society Foundation. Um novo aporte da Kellogg Foundation foi empregado em atividades programáticas relacionadas ao Programa de Aceleração e a outros projetos, além de também poder ser utilizado para alavancagem do próprio Fundo.

Brasil

Saiba mais sobre as linhas de atuação do ISP relacionadas a esta iniciativa. Acesse:

Fortalecimento de iniciativas promovidas por organizações negras ou lideradas por pessoas negras

Fortalecimento de lideranças negras