Projeto “Negras Potências”

O Negras Potências é um fundo de 500 mil reais que tem como proposta fortalecer econômica, política e socialmente as mulheres negras e que funciona na modalidade de matchfunding: para cada 1 real captado pela plataforma de mobilização e financiamento coletivo Benfeitoria, mais 2 reais são automaticamente acrescidos pelo Movimento Coletivo, iniciativa de investimento social da Coca-Cola Brasil. Também são parceiros do projeto o Fundo Baobá e o Instituto Coca-Cola Brasil.

Foram selecionados 15 projetos em todo o país dentro dos eixos (a) empoderamento econômico, (b) vida livre de violência e (c) educação, cultura e difusão de informação. Dentre as iniciativas selecionadas, alguns exemplos:

Revista Arquitetas Negras vol. 1: uma revista com conteúdo pensado e produzido exclusivamente por arquitetas negras.

Afroricas: é uma série audiovisual com objetivo de divulgar informações relevantes na imersão e desenvolvimento de mulheres negras no mercado laboral.

Investiga Menina!: projeto que busca incentivar meninas negras a seguirem a carreira de cientistas, inspiradas por pesquisadoras negras renomadas.

Casa das Pretas: projeto que oferece cursos e outras ações voltadas ao crescimento intelectual, cultural e profissional de jovens negras.

Mais que brinquedos, representatividade!: desenvolvido pelo ateliê Amora, o projeto pretende impactar 2000 crianças por meio da distribuição de brinquedos afirmativos e contações de história afro sob a perspectiva de uma boneca negra humanizada

Brasil

Saiba mais sobre as linhas de atuação do ISP relacionadas a esta iniciativa. Acesse:

Fortalecimento de iniciativas promovidas por organizações negras ou lideradas por pessoas negras

Fortalecimento de lideranças negras

Fomento ao empreendedorismo negro