Manuela Thamani: ‘É necessário discutir a branquitude na filantropia’

set 26, 2023 | Publicações

Codiretora executiva Observatório da Branquitude, Manuela Thamani, aponta as relações entre branquitude e filantropia

Em maio de 2023, o Instituto Beja lançou o estudo “O Futuro da Filantropia no Brasil: Contribuir para a Justiça Social e Ambiental“, que trouxe à tona importantes questões relacionadas à igualdade racial no contexto da filantropia brasileira. O estudo, que entrevistou 42 profissionais atuantes nesse campo, revelou dados surpreendentes sobre a representatividade racial e o compromisso com a promoção da igualdade.

A pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados considera a igualdade racial uma das questões mais cruciais na sociedade brasileira. Entretanto, apenas 14 das organizações estudadas demonstraram um efetivo empenho na promoção dessa igualdade em suas atividades. Além disso, dos 42 entrevistados, somente três não se identificaram como brancos.

Estes dados ressaltam a urgência de abordar questões raciais nasorganizações filantrópicas do país. Nesse sentido, a especialista Manuela Thamani, mestra em Comunicação e codiretora executiva do Observatório da Branquitude, enfatiza a importância da reflexão sobre a branquitude.

Segundo Manuela, a discussão da branquitude é fundamental, pois revela os privilégios materiais e simbólicos que beneficiam as pessoas brancas em uma estrutura que perpetua o racismo. Ela destaca que as pessoas brancas não devem se considerar protagonistas no combate ao racismo, mas sim amplificar as vozes do movimento negro e engajar-se de forma ativa na luta contra a discriminação racial.

“As pessoas entenderam que ao falar de classe é necessário fazer articulação com raça, gênero e território. Mas, estamos em um momento em que também é importante discutir branquitude. Se a gente não fizer isso, não enxerga de fato quais são os movimentos para que o resultado final continue sendo racista”, afirma. 

Em entrevista Manuela Thamani aponta as relações entre branquitude e filantropia, e a necessidade dessa discussão nas organizações. 

Pode explicar o conceito de branquitude? 

Manuela Thamani: Quando falamos de branquitude, falamos de privilégios materiais e simbólicos em que pessoas brancas são beneficiadas pelo racismo. Estamos falando de poder, numa estrutura em que existem articulações para que pessoas brancas permaneçam nesses espaços.

Qual o papel das pessoas brancas no dia a dia para o enfrentamento ao racismo? 

Manuela Thamani: No Observatório da Branquitude, acreditamos que a mudança só acontecerá de fato se for estrutural, a partir de políticas públicas. As pessoas brancas devem partir para a ação, com o cuidado de não se acharem protagonistas desse debate. Então, o papel dessas pessoas é de amplificar o que está sendo debatido diante do movimento negro, isso é uma ação diária. 

Por que é imprescindível discutir a questão racial dentro da filantropia? 

Manuela Thamani:  É fundamental discutir a branquitude na filantropia e começar a considerar a dimensão racial. Acredito que já houve discussões sobre outros aspectos, como classe social, gênero e território, mas agora é essencial abordar a branquitude. Se não o fizermos, não entenderemos completamente como as práticas filantrópicas podem continuar perpetuando o racismo. A discussão é o primeiro passo para a conscientização e, embora possa gerar conflito, é necessário para avançar.

Como a ampliação dessas discussões acerca de questões raciais podem contribuir para a melhoria da filantropia no país? 

Manuela Thamani: Se a filantropia visa promover o bem-estar social é indissociável discutir a questão racial. Estamos num momento de discutir a estrutura da filantropia em si. O conteúdo programático está muito bem desenvolvido, temos uma pluralidade de organizações que trabalham nas mais variadas frentes. Mas pouco falamos da própria estrutura das organizações, dos institutos, dos fundos. É necessário fazer discussões sobre como as pessoas que estão tomando as decisões têm um perfil narcísico, estão em iguais, que mesmo pensando em filantropia acabam beneficiando os seus semelhantes. 

Estruturas da branquitude podem ser vistas no cenário de projetos filantrópicos do Brasil? 

Manuela Thamani:  Sim, é possível observar a influência da branquitude em projetos filantrópicos no Brasil, desde questões superficiais, como a aparência das pessoas em cargos de poder, até comportamentos mais profundos. Por exemplo, o Instituto Marielle Franco identificou 15 hábitos supremacistas brancos enraizados em organizações e propôs soluções para combatê-los. Um exemplo disso é o medo do conflito aberto, que é muitas vezes considerado cultural, mas pode ser uma atitude supremacista branca, pois abordar conflitos em particular pode favorecer um determinado grupo. Esses comportamentos têm raízes históricas no passado escravocrata do país.

Como iniciar discussões sobre raça em organizações sociais? 

Manuela Thamani: 

Em 2023, não há desculpa para não iniciar discussões sobre raça em organizações sociais. Existem várias maneiras de começar essa conversa, como ler o Nós, mulheres da periferia, a gênese do veículo já abre muito a cabeça de quem está alienado. Estamos na era do Google, portanto, há muitos recursos disponíveis para orientar a discussão. Não é necessário esperar por uma solução totalmente personalizada para sua organização, a menos que você esteja disposto a investir nisso. Há organizações que preferem abordar o tema por escrito, outras por meio de discussões orais ou arte.  Os caminhos são múltiplos, basta estar um pouco comprometido com a democracia do seu país para poder fazer isso. 

[/et_pb_text][/et_pb_column] [/et_pb_row] [/et_pb_section]

OUTROS ARTIGOS

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?