Para uma filantropia antirracista, lideranças negras são necessárias

nov 27, 2023 | Publicações

Gilberto Costa, diretor executivo na J.P. Morgan e cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial, avalia que organizações devem ser intencionais na composição de seus quadros para promover a diversidade

Por Beatriz de Oliveira, do Nós, mulheres da periferia 

Gilberto Costa, diretor executivo na J.P. Morgan (empresa que oferece serviços financeiros) e cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial, entende que a existência de uma filantropia antirracista passa necessarimente pela constituição de equipes diversas, inclusive nos cargos de liderança. 

Enquanto líder negro neste ramo, Costa expressa incômodo com a baixa presença de pessoas negras em posições como a sua. “Me parece contra intuitivo esperar que um setor não diverso em sua composição consiga ter um olhar diverso em sua plenitude com relação aos problemas raciais que atingem a sociedade brasileira e como atacá-los”, pontua. 

Embora a questão racial seja uma preocupação reconhecida por  muitas organizações filantrópicas, a pesquisa “Periferias e Filantropia: as barreiras de acesso aos recursos no Brasil”, lançada pelo GIFE em abril de 2023, revela que 31% das organizações de periferias operam com menos de R$ 5 mil por ano, enfrentando dificuldades para acessar recursos filantrópicos. Nota-se que essas iniciativas são formadas majoritariamente por mulheres negras. 

Para abordar essa disparidade e promover a inclusão de mais pessoas negras em cargos de lideranças, Gilberto Costa diz que “se faz necessário e urgente um debate claro sobre o que queremos para o terceiro setor enquanto sociedade, do ponto de vista da diversidade e representatividade de sua composição e do ponto de vista do direcionamento dos recursos ao combate da desigualdade racial”. 

Confira a entrevista completa com Gilberto Costa

Poderia contar um pouco sobre sua trajetória enquanto liderança negra na filantropia?

Gilberto Costa: Eu me apaixonei pelas causas sociais e pela filantropia quando comecei a trabalhar no Banco Itaú, em São Paulo nos anos 2000, e tive a oportunidade de ter contato com a Fundação Itaú Social e seus programas, inclusive o Itaú Voluntário. Naquele momento começou a despertar em mim o sentimento de poder ajudar o próximo. 

Em 2012, ao ingressar no JP Morgan Brasil tive a grata oportunidade de me conectar com a JP Morgan Foundation e as organizações apoiadas pelo grupo JP Morgan, tais como Fundo Baobá e Feira Preta. 

Neste momento, eu entendi que além de contribuir para um mercado financeiro mais equalitário eu também poderia contribuir com minha experiência para uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Com especial foco nas causas raciais, a partir deste momento começa minha jornada mais próxima ao terceiro setor através da participação no conselho de várias organizações e como cofundador e diretor executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial. 

Por que é importante a presença de pessoas negras em cargos de liderança e em conselhos de grandes empresas?

Gilberto Costa: O fato do nosso país ser composto em sua maioria por pessoas negras e por mulheres traz a necessidade de termos representatividade desta parte da sociedade em todos os segmentos: civil e das empresas. Infelizmente, por fatores estruturais e por falta de políticas públicas e privadas claras, estes dois grupos ainda se encontram sub-representados em vários setores da economia e também no terceiro setor. Sem esta representatividade, fica muito mais desafiador esperar que todo este ecossistema que permeia o terceiro setor e o mundo empresarial apresente mudanças estruturais e consistentes no que tange as ações em prol da igualdade de raça e de gênero, como também com relação ao Investimento Social Privado nas ações de combate às desigualdades racial e de gênero na nossa sociedade. 

Em relação especificamente a área da filantropia, como avalia a necessidade de líderes negros em organizações e iniciativas?

Gilberto Costa: A necessidade de maior representatividade negra nas organizações filantrópicas, incluindo institutos e fundações familiares e empresariais, é urgente.  O terceiro setor tem um papel estratégico e fundamental para toda sociedade, e sem que tenhamos um ambiente diverso, forte e que represente a maioria da sociedade brasileira, corremos o risco de não ter a visão completa de todos os problemas a serem atacados. Não podemos tirar da nossa mente que uma pessoa não negra pode sim falar sobre o combate ao racismo, mas ela nunca terá vivenciado o que é ser negro, assim como um homem, pode sim falar sobre o combate a desigualdade de gênero, mas ele nunca terá vivenciado o que uma mulher vivenciou. 

Precisamos que as organizações do terceiro setor reconheçam a necessidade de representatividade ao comporem seus quadros, conselhos e diretorias para que a diversidade enriqueça as discussões e tomadas de decisão com relação a alocação de recursos filantrópicos. 

A presença de lideranças negras nessa área causa incômodo?

Gilberto Costa: A não presença de lideranças negras nas organizações do terceiro setor, ou melhor, a baixa presença de lideranças negras no terceiro setor, tendo como base a composição da nossa sociedade, me causa um incomodo enquanto líder negro dentro do mundo da filantropia. Me parece contra intuitivo esperar que um setor não diverso em sua composição consiga ter um olhar diverso em sua plenitude com relação aos problemas raciais que atingem a sociedade brasileira e como atacá-los. Certamente, o alto grau de qualificação da liderança da grande maioria das organizações do terceiro setor ameniza o impacto desta não representatividade negra na liderança, mas não o elimina e muito menos elimina o risco do viés na análise dos problemas raciais e suas soluções. 

Quais os caminhos e enfrentamentos necessários para que tenhamos mais mulheres e homens negros liderando iniciativas filantrópicas?

Gilberto Costa: Não posso deixar de mencionar o maravilhoso trabalho que o GIFE vem coordenando, em conjunto com organizações do movimento negro, para que tenhamos um terceiro setor mais diverso do ponto de vista racial. Infelizmente, este trabalho ainda não apresentou o resultado esperado pela liderança do GIFE no que tange ao aumento de pessoas negras nas lideranças das organizações e com relação a alocação de recursos de Investimento Social Privado para o tema de combate ao racismo e a desigualdade racial, principalmente investimentos voltados para educação. 

Aqui vamos precisar que as organizações do terceiro setor sejam intencionais tanto na composição de seus quadros, diretorias e conselhos, como também com relação a alocação de seus investimentos. 

Também se faz necessário e urgente um debate claro sobre o que queremos para o terceiro setor enquanto sociedade, do ponto de vista da diversidade e representatividade de sua composição e do ponto de vista do direcionamento dos recursos ao combate da desigualdade racial. Nossos estudos, grupos de discussão e fóruns têm exercido um papel fundamental em trazer o tema para pauta e fomentar a discussão sobre potenciais soluções para o problema.

Como as políticas e práticas de recrutamento e seleção podem ser aprimoradas para garantir uma representação mais equitativa de pessoas negras em cargos de liderança e conselhos?

Gilberto Costa: Novamente precisamos olhar sobre a lógica da intencionalidade. As organizações do terceiro setor, quer sejam institutos, fundações familiares ou empresariais, precisam reconhecer a necessidade da mudança e discutir ações de curto, médio e longo prazo para que esta mudança aconteça. 

Não estamos falando de mudanças na liderança das organizações da noite para o dia,  estamos falando da discussão sobre números atuais, na utilização de fatos e dados para embasar as discussões sobre as possíveis ações e com isso termos o comprometimento das organizações do terceiro setor com ações e metas para ambientes mais diverso do ponto de vista racial.

Com isso estaremos melhor preparados para pensar juntos em como a filantropia pode apoiar ainda mais o combate ao racismo e a desigualdade racial no nosso país. O GIFE tem um papel fundamental na geração de inteligência de dados e estudos para apoiar esta discussão. Nossas ações ao longo dos anos demonstram nosso comprometimento com a equidade racial no terceiro setor e no apoio da filantropia no combate ao racismo. Estamos falando aqui da filantropia antirracista.

OUTROS ARTIGOS

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?