Por uma escola que seja capaz de alterar as relações marcadas pelo racismo

out 26, 2023 | Publicações

Pesquisadora Raquel Souza comenta desigualdades raciais históricas na educação básica
e avalia implementação de normas que buscam a equidade.

Por Beatriz de Oliveira, do Nós, mulheres da periferia

Crianças na escola da comunidade de ribeirinhos de São Lourenço (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Assim como toda a sociedade brasileira, a escola é atravessada pelo racismo e por desigualdades históricas. Ao mesmo tempo, é um ambiente central nas estratégias de reparação dessas injustiças. Diante disso, no Brasil conta com marcos legais e normas que estabelecem práticas e metas para alcançar a equidade racial na educação básica1.

“Historicamente, o sistema educacional brasileiro foi altamente excludente”, explica Raquel Souza, doutora em Sociologia da Educação e coordenadora de pesquisa e avaliação do Instituto Unibanco. Ela acrescenta que, apesar de uma taxa de matrícula de quase 100% das crianças, as escolas não garantem as mesmas possibilidades de trajetória para brancos e negros.

Isso se reflete, por exemplo, nos dados de evasão e reprovação escolar. A Pnad Contínua
da Educação 2019
, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, revelou que dos 10 milhões de jovens brasileiros entre 14 e 29 anos de idade que abandonaram a escola sem completar a educação básica, mais de 70% são pretos ou pardos.

O racismo reverbera ainda na subjetividade de estudantes negros, como Raquel Souza mostrou em sua tese de doutorado “E depois da escola? Desafios de jovens egressos do ensino médio público na cidade de São Paulo”. A pesquisadora afirma que “há uma parcela dos estudantes negros que constroem uma subjetividade na relação com a escola, em que eles acham que não são capazes de estudar, que não foram feitos para estudar, que não tem competências e capacidade cognitiva para ser um bom aluno”, e acabam se culpando por um problema que é externo.

Raquel Souza aponta que as principais responsáveis por evidenciar o racismo nas escolas foram as pesquisadoras negras e ligadas ao movimento negro. Foram elas também que alertaram que a construção de uma sociedade antirracista passa pela existência de uma educação comprometida com as relações étnico-raciais.

Equidade racial na teoria

A partir dos anos 2000, temos marcos legais importantes que colocam a equidade racial como objetivo a ser alcançado na educação básica. Conheça alguns deles:

2003 – Lei sobre ensino de história e cultura afro-brasileira

A Lei 10.639/03 incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Em 2008, a lei foi novamente alterada para adicionar o ensino de história e cultura indígena.

2004 – Diretrizes para a educação das relações ético-raciais

Em 2004, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial publicaram o documento “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, estabelecendo orientações para a equidade racial na educação.

2014 – Plano Nacional de Educação
Em 2014, foi instituído o Plano Nacional de Educação, ou PNE, com vigência entre 2014 e 2024. Entre as metas do plano está a de igualar a escolaridade média entre negros e não negros.

2022 – Fundeb e equidade racial
Em julho de 2022, foi publicada resolução do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que implementou o Vaar (Valor Aluno/Ano por Resultado). Sendo assim, a partir de 2023 o Vaar é um valor repassado pelo governo federal para as redes de ensino que alcançarem redução de desigualdades raciais e socioeconômicas.

Equidade racial na prática

Para Raquel Souza, esses e outros marcos a favor da equidade racial na educação básica promoveram mudanças positivas, mas “está muito aquém da magnitude de um projeto de escola que seja capaz de alterar relações sociais marcadas pelo racismo”, diz.

É notável que tais marcos não foram totalmente implementados nas salas de aula. Após 20 anos da Lei 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira, ainda é baixa a sua aplicação nas redes municipais. Como mostra pesquisa do Instituto Alana e do Geledés – Instituto da Mulher Negra lançada em abril de 2023, quase 70% das escolas realizam atividades sobre relações etnico-raciais apenas durante a semana ou o mês da Consciência Negra.

O estudo aponta ainda que diversidade cultural foi o tema mais citado pelos gestores como sendo importante a ser trabalhado, enquanto temas estruturais como construções de privilégios históricos e letramento sobre questões raciais são colocados em segundo plano. “Ainda se escolhe refletir a educação para relações étnico-raciais sem que se pretenda rever a construção e manutenção de privilégio”, diz um trecho.

Raquel Souza considera que são necessários mecanismos que apoiem e incentivem as redes de ensino a de fato implementarem as normas de equidade racial. Nesse cenário, avalia que o pagamento do Vaar a escolas que reduzirem desigualdades raciais entre alunos pode se mostrar como um importante pontapé.

Ela cita também enfatiza a necessidade de formação de professores e gestores para uma educação antirracista. “A educação antirracista não acontece só na sala de aula, acontece no conjunto da escola”.

——–

1 A educação básica corresponde à primeira fase de ensino escolar e tem por objetivo desenvolver os estudantes e oferecer-lhes formação indispensável para o exercício da cidadania. É formada por educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

OUTROS ARTIGOS

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?

Como a cultura de doação pode contribuir para a agenda ESG das empresas?

POR VALOR ECONÔMICO EM 22/01/2024

O Jornal Valor Econômico e a área de responsabilidade social da Globo convidam Ronald Pessanha, especialista de Valor Social da Globo, e Joana Ribeiro Mortari, consultora e Fundadora da Philó – Práticas Filantrópicas Regenerativas.

Emicida entrevista Adriana Barbosa 

POR Podcast #Chamaê EM 22/01/2024

Você conhece a empresária Adriana Barbosa? Ela criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Nessa conversa com o rapper e também empresário, Emicida, você tem a chance de aprender e se inspirar com a força de dois realizadores pretos brasileiros. Vale a pena 🙂

ESG e filantropia têm alguma relação?

POR GIFE EM 22/01/2024

A resposta é sim! Convidamos você a conhecer as perspectivas de outras lideranças neste breve resumo de uma palestra que aconteceu este ano no 12º Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. O painel “A ousadia da filantropia na Agenda ESG” reuniu Caroline Albanesi, VP de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais na Amigos do Bem; Marcelo Klein, Diretor de Gestão de Territórios na Vale S.A. e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. A moderação foi de Guibson Trindade, Cofundador do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Filantropia negra e os caminhos da solidariedade

POR GIFE EM 22/01/2024

Ser solidário e oferecer ajuda mútua são características de muitas organizações negras, sabia? Este foi o tema deste Especial redeGIFE, que sempre vale a pena relembrar. O conteúdo traz conversas com historiadoras(es), pessoas do investimento social privado e atuantes nas organizações negras que lutam contra o racismo e por uma sociedade menos desigual.

Pesquisa Doação Brasil 2022 e a cultura de doação

POR GIFE EM 22/01/2024

Doar é o ato de transferir um bem, recurso ou patrimônio a outra pessoa ou organização. Cada vez mais, um conjunto de pessoas e organizações procura entender e promover esse ato não de forma isolada, mas de forma ampla e constante. É quando passamos a falar de uma Cultura de Doação: como tornar o ato de doar algo que faz parte constante e consciente do dia a dia das pessoas?

“Organizações negras e periféricas devem focar em novos modelos de doação”

POR GIFE EM 22/01/2024

“Diante do cenário de escassez de recursos, a busca por novos modelos de doação deve ser uma estratégia permanente das organizações periféricas e negras”. A afirmação é do sociólogo e coordenador de fomento da Fundação Tide Setubal Wagner Silva, mais conhecido como Guiné. Em entrevista, ele explica os caminhos para a implantação de novas formas de captação e dá exemplos de casos bem-sucedidos.

Ouça a experiência de lideranças negras

POR PULSOS EM 27/11/2023

O podcast “Cinco Por Cento”, projeto da Pulsos, consultoria para inclusão racial em empresas, reúne a entrevista com pessoas que estão em cargos de liderança. Nada melhor do que ouví-las para compreender os desafios, avanços e quais tarefas ainda precisam ser feitas.

Como lidar com a síndrome do impostor em um país racista?

POR CONVERSA DE PORTÃO EM 27/11/2023

Esta edição do podcast Conversa de Portão aborda o impacto do racismo em pessoas negras que estão ocupando novos espaços no mercado de trabalho. Isso porque nem sempre essa é uma tarefa fácil. Portanto, também é função das organizações proporcionar um ambiente de trabalho confortável. Neste episódio, as jornalistas Semayat Oliveira e Jéssica Moreira dialogam com Ariane Kwanza Tena, mestre em educação na área da psicologia.

Censo Multissetorial da Gestão

POR GIFE EM 27/11/2023

Mergulhar em dados e estudos responsáveis sobre o assunto sempre abre novos horizontes. Então, sugerimos a leitura do Censo Multissetorial da Gestão, publicado pela Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, em 2022. Aqui, você encontra análises que consideram a perspectiva de empresas que estão comprometidas com princípios antirracistas.

E os conselhos administrativos?

POR GIFE EM 27/11/2023

Essa entrevista com Guibson Trindade, gerente executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, criado em 2020 e que implementa o protocolo ESG Racial atualmente em 50 empresas no Brasil, te convida a olhar para os conselhos administrativos. Ainda hoje, a maioria das empresas não conta com diversidade na composição de seus conselhos. Se isso acontecer, o quanto podemos avançar?