Equidade racial no campo educacional
Reconhecer a escola como espaço de conflito é importante no debate educacional do ponto de vista da equidade racial e, sobretudo, para se pensar em possibilidades de transformação dessa realidade. Nesse sentido, é fundamental trabalhar a gestão da diversidade no cotidiano escolar, o que pressupõe uma nova cultura organizacional voltada à valorização da diversidade nas dinâmicas de convivência e a aprendizagem de todos os estudantes.
Dentre os investidores sociais privados brasileiros, a educação é a principal área de atuação – 80% deles realizam ações nesse campo, seja por meio de projetos próprios (61%) ou apoiando projetos executados por terceiros (39%) (Censo GIFE 2018) –, o que revela um amplo campo de oportunidade para inclusão do olhar para o tema da equidade racial como eixo das estratégias de atuação na área da educação.
Buscando contribuir com a meta 8 do Plano Nacional de Educação (PNE), que declara o objetivo de igualar a escolaridade média entre negros e não negros, é possível desenvolver uma agenda voltada à equidade racial na educação de diferentes formas:
Ampliação da participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisões em todos os níveis do sistema educacional
Dar voz à diferença e respeitar a diversidade cultural e regional das instituições na definição de prioridades educacionais, fortalecendo uma perspectiva de gestão democrática na educação. Para tal, é possível realizar ações de diferentes tipos:
Formações, assessorias e outras formas de qualificação da gestão escolar e dos docentes, com foco na valorização da diversidade e na equidade racial.
Apoio para elaboração e implementação de projetos educacionais institucionais que contemplem a atenção à diversidade – esta estratégia pode ser concretizada por meio de editais, prêmios, selos, etc.
Apoio a iniciativas de ampliação e fortalecimento da participação dos movimentos juvenis negros, para que esses grupos ocupem um espaço de questionamento sobre as relações e conhecimentos priorizados pela escola (debate sobre currículo, abordagens pedagógicas, relação professor-alunos, etc.).
“Os jovens estão pedindo mais, querem o alargamento de saberes. Novas formas, novas linguagens para acessar e lidar com os conteúdos curriculares. Uma perspectiva de maior agenda de participação desse jovem, sair de um modelo que ainda pressupõe o estudante como passivo diante de um saber. Os jovens estão nos ensinando uma pedagogia do movimento, que passa pela estética, pelo empoderamento, uma apropriação de um discurso característico da juventude na interação com os conhecimentos ditos formais.”
Macaé Evaristo – Secretária de Educação de Minas Gerais
Desenvolvimento de ferramentas que apoiem o olhar da gestão escolar e corpo docente para o tema da equidade racial
Os investidores sociais privados podem desenvolver metodologias, indicadores e tecnologias que apoiem o diagnóstico e atuação das escolas voltados às questões raciais.
Desenvolvimento de agenda de pesquisa e produção de conhecimento com foco em equidade racial
Apoio a pesquisas acadêmicas e aplicadas voltadas à identificação de mecanismos institucionais que trazem desafios para a garantia da equidade racial na escola. Nessa linha, têm valor pesquisas com proposta mais global, que, baseadas em uma concepção da escola como espaço de conflito e em uma perspectiva interseccional, estejam interessadas em identificar formas de construção da escola enquanto espaço de equidade.
inspire-se!
Conheça iniciativas da filantropia e do ISP relacionadas a esta linha de atuação:
Evento No Chão da Escola sobre educação para relações antirracistas, do Instituto Alana
Com a proposta de discutir o papel da escola no combate ao racismo, o Instituto Alana realizou, em julho de 2021, a terceira edição do evento No Chão da Escola com o tema “Educação para relações antirracistas”. Os encontros deste projeto têm o objetivo de inspirar e...
Plataforma Educação em Números, do Instituto Unibanco
A plataforma Educação em Números é uma iniciativa do Observatório de Educação Ensino Médio e Gestão do Instituto Unibanco que reúne dados educacionais, sociais e demográficos de fontes confiáveis apresentados de maneira visual, com a intenção de contribuir para a...
Iniciativas de diversidade na ciência do Instituto Serrapilheira
O Instituto Serrapilheira é uma organização voltada ao fomento à ciência no Brasil, que tem como proposta valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade. Para isso, atua em duas frentes: Ciência e Divulgação Científica.Uma de suas principais...
Programa de Equidade Racial do Instituto Ibirapitanga
O Instituto Ibirapitanga é uma organização do ISP criada em 2017 e dedicada à defesa de liberdades e ao aprofundamento da democracia no Brasil. O instituto opera com recursos próprios a partir dos rendimentos de um fundo patrimonial e realiza fomentos a partir de dois...
Mapa da Rede Antirracista, da Ação Educativa
O Mapa da Rede Antirracista foi lançado em 2019 pela Ação Educativa e contou com apoio do Itaú Social. Trata-se de uma ferramenta online e colaborativa que objetiva combater o racismo disponibilizando práticas pedagógicas realizadas por escolas, centros culturais,...
Edital Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisa Aplicada e Artigos Científicos
Fruto de uma iniciativa do Itaú Social, realizada pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e que conta com o apoio do Instituto Unibanco, da Fundação Tide Setubal e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Edital Equidade...
Fundo para bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação negros
A iniciativa Lemann Fellowship, da Fundação Lemann, oferece oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional e ampliação da rede de contatos para pessoas que trabalham com impacto social em todo o Brasil, incentivando a experiência internacional por meio da...
Programa de formação de professores e gestores escolares da Fundação Vale
A Fundação Vale, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba, realizou em 2014, no município de Mangaratiba (RJ), um curso de extensão universitária sobre a temática étnico-racial voltado para a...
Programa Prosseguir de permanência de jovens negros nas universidades do CEERT
O Programa Prosseguir é uma ação afirmativa desenvolvida pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), com patrocínio do Itaú Unibanco. O programa tem como finalidade evidenciar futuras lideranças negras que estão nas universidades públicas...