Fomento ao empreendedorismo negro

Em diálogo com a linha de atuação anterior, as organizações do ISP podem desenvolver estratégias de atuação para criar condições técnicas, financeiras, de infraestrutura, de relacionamento, etc. para incentivar que jovens negros ampliem suas possibilidades de concretizar suas ideias e potenciais e, assim, desenvolver negócios próprios. Nesse sentido, os investidores sociais privados podem atuar por meio da:

Criação ou fomento de hubs para empreendedorismo de jovens negros

Espaços de encontro para interações, construções conjuntas, ações formativas e prototipagem de modelos de negócio voltados a encorajar o empreendedorismo de jovens negros.

Apoio técnico a jovens empreendedores negros

No processo de criação, teste e expansão de seus empreendimentos – por meio de iniciativas como incubação, aceleração, capacitação, assessoria.

Criação de linhas de crédito específicas para a população negra

Com a possibilidade de enfoque em mulheres negras, que encaram maiores desafios no campo profissional e financeiro.

Conta Black: um exemplo de iniciativa voltada ao empreendedorismo e crédito para pessoas negras

A Conta Black é uma fintech (startup que trabalha para inovar e otimizar serviços do setor financeiro utilizando tecnologia e, assim, oferece custos operacionais mais baixos e processos simplificados) independente do setor financeiro, que tem como objetivo incluir social e financeiramente uma camada da população que não possui conta bancária. Trata-se de uma conta digital que oferece serviços bancários online para pessoas negras.

Apoio financeiro ao desenvolvimento de empreendimentos negros

Em especial em suas fases iniciais – o que pode ser feito por meio de diferentes modalidades de investimento (ou também como doação). Para tal, é importante flexibilizar os critérios de avaliação dos proponentes frente às especificidades e o ponto de partida de cada iniciativa.

inspire-se!

Conheça iniciativas da filantropia e do ISP relacionadas a esta linha de atuação:

Afrolab Moda by Instituto C&A, do PretaHub e Instituto C&A

O Afrolab  Moda by Instituto C&A é uma iniciativa do programa de empreendedorismo do Instituto C&A e realizada pela Pretahub – uma aceleradora do empreendedorismo negro. O programa é voltado a apoiar e impulsionar as potências de empreendedoras negras,...

Coalizão ÉDITODOS

A Coalizão ÉDITODOS nasceu em 2017, com o propósito de enfrentar o racismo estrutural e as disparidades de gênero, por meio do fomento ao empreendedorismo negro e periférico no Brasil. Para isso, a iniciativa busca atrair e administrar recursos financeiros privado,...

Projeto “Negras Potências”

O Negras Potências é um fundo de 500 mil reais que tem como proposta fortalecer econômica, política e socialmente as mulheres negras e que funciona na modalidade de matchfunding: para cada 1 real captado pela plataforma de mobilização e financiamento coletivo...