Fortalecimento de iniciativas promovidas por organizações negras ou lideradas por pessoas negras

Uma primeira forma de atuação de organizações do ISP é reconhecer e fortalecer as iniciativas e organizações voltadas à equidade racial que já existem e que, portanto, acumulam experiência e conhecimento sobre o campo. Nesse sentido, é possível desenvolver novas linhas de apoio da filantropia com doações de recursos voltadas a esse tema.

Um caminho interessante para isso é a valorização e investimento em soluções locais, desenvolvidas nas periferias por pessoas e organizações do próprio território. Dessa forma, fortalece-se a relação das populações com suas comunidades e se fomenta a organização e protagonismo de coletivos e articulações sociais, culturais e políticas locais.

Para desenvolver linhas de apoio a organizações voltadas à equidade racial, algumas estratégias podem ser adotadas por organizações do ISP:

Mapeamento de organizações nos territórios abrangidos

Identificar as iniciativas que atuam no tema de equidade racial nas localidades de interesse e com potencial para receberem investimento social.

Definição de linhas de apoio financeiro

Do ponto de vista temático, é possível atuar de modo mais abrangente no campo de equidade racial ou priorizar linhas de financiamento específicas para temas sensíveis dentro desse debate – por exemplo, apoiando projetos que busquem enfrentar o feminicídio de mulheres negras, a violência policial ou o encarceramento em massa da juventude negra.

Realização de apoios em parceria com outros atores

Uma possibilidade interessante é pensar formas de apoio em articulação com outros atores e setores. Nesse caminho, as organizações do ISP podem criar arranjos com outras instituições para potencializar os resultados dos apoios realizados, ampliando sua escala e buscando parcerias para qualificar as estratégias de alocação dos recursos, bem como fortalecendo a rede de organizações que defendem esta causa. Para tal, é possível lançar editais tripartite, realizar as doações por meio de parcerias com organizações e fundos especializados, fazer investimentos coletivos, dentre outros. Diversas iniciativas apresentadas nesta plataforma seguem essa tendência.

Inclusão de indicadores raciais no investimento social em outras áreas

As organizações do ISP podem desenvolver o olhar para equidade racial nas áreas de atuação que já desenvolvem, de modo intencional e estratégico. Um dos caminhos é a inclusão de indicadores e métricas de monitoramento e avaliação dos donatários (grantees) que, por si só, evidenciem e induzam reflexões e práticas voltadas à equidade racial.

Dessa forma, é possível, dentro de sua estratégia de investimento:

  • Incluir o critério racial na seleção dos projetos apoiados;
  • Desenvolver e aplicar indicadores voltados à equidade racial no monitoramento e avaliação dos projetos apoiados;
  • Dar destaque à agenda da equidade racial no processo de acompanhamento técnico às iniciativas apoiadas – sem que isso se dê de modo impositivo pelo doador, mas fortalecendo relações de parceria orientadas a qualificar e induzir as práticas voltadas à mitigação de  questões raciais.

Financiamento a iniciativas lideradas por organizações ou pessoas negras

São diversas as formas de apoio financeiro a projetos e organizações que contribuam com a equidade racial, sendo possível realizar repasse financeiro por meio de editais e chamadas públicas, doações direcionadas, patrocínios pontuais, prêmios, criação de fundos, dentre muitas outras formas.

Apoio técnico a iniciativas lideradas por organizações ou pessoas negras

Além do repasse de recursos financeiros, as organizações do ISP podem desempenhar um papel importante de apoio no processo de desenvolvimento dessas iniciativas, a fim de que elas ampliem e qualifiquem sua atuação e os resultados alcançados. Nesse sentido, podem ser realizadas ações voltadas à formação, aceleração e articulação das organizações apoiadas, com o objetivo de ampliar suas capacidades de gestão estratégica, resiliência e inovação.

Foco de atuação na área de juventude

Segundo dados do Censo GIFE 2018, um tema relevante na atuação do ISP é o das juventudes, que tem grande interface com a questão racial. Essa reflexão passa por reconhecer a potência nas maneiras próprias pelas quais as juventudes se organizam e produzem, ocupando e ressignificando espaços. Nesse processo, as questões identitárias são centrais: o complexo movimento de afirmação da identidade negra remete a uma reflexão sobre quais são as implicações de ser negro e traz consigo a reivindicação por direitos, participação e acesso a territórios, serviços e espaços de poder. Nesse sentido, têm importância iniciativas que permitem encontros e ativismo político dos grupos, incluindo as redes sociais – fundamentais nas dinâmicas de encontro, articulação política e produção por grupos de jovens negros.

Diversas linhas de atuação propostas podem ser desenvolvidas com foco em juventude, em especial no caso de:

  1. Fortalecimento de iniciativas negras;
  2. Fortalecimento de lideranças negras;
  3. Fomento ao empreendedorismo negro.

inspire-se!

Conheça iniciativas da filantropia e do ISP relacionadas a esta linha de atuação:

Programa de Equidade Racial do Instituto Ibirapitanga

O Instituto Ibirapitanga é uma organização do ISP criada em 2017 e dedicada à defesa de liberdades e ao aprofundamento da democracia no Brasil. O instituto opera com recursos próprios a partir dos rendimentos de um fundo patrimonial e realiza fomentos a partir de dois...

Festival Latinidades, do Instituto Afrolatinas

O Festival Latinidades é realizado pelo Instituto Afrolatinas e conta com apoio do Instituto Ibirapitanga, Oxfam Brasil, Fundação Tide Setubal (por meio do edital Enfrente/Benfeitora) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Fundo de Apoio à...

Edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça, do Fundo Baobá

O edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça é uma iniciativa do Programa Equidade Racial e Justiça do Fundo Baobá, com o apoio do Google.org, que busca oferecer oportunidades para a população negra fortalecer estratégias de ativismo, resistência e resiliência frente às...

Projeto “Negras Potências”

O Negras Potências é um fundo de 500 mil reais que tem como proposta fortalecer econômica, política e socialmente as mulheres negras e que funciona na modalidade de matchfunding: para cada 1 real captado pela plataforma de mobilização e financiamento coletivo...

Linhas de apoio da Akonadi Foundation com foco na justiça racial

A Akonadi Foundation é uma organização familiar com atuação em Oakland (EUA) que tem como missão apoiar o desenvolvimento de mudanças sociais para eliminar o racismo estrutural e criar uma sociedade mais justa do ponto de vista racial. Para tal, realizam apoios de...