Produção de conhecimento e posicionamento público

Um papel relevante do ISP na agenda de equidade racial, transversal a todas as temáticas abordadas, está voltado a estratégias de produção e disseminação de conhecimento e de incidência na agenda pública. Para tanto, algumas frentes podem ser destacadas:

Fomento à produção de conhecimento sobre questões raciais

Apoiando estudos, debates e grupos de pesquisa. Nesse sentido, é possível fortalecer iniciativas que se proponham a:

Conhecer o ecossistema de pessoas e organizações que atuam no campo da equidade racial – levantar dados sobre perfis e interesses dos empreendedores, jovens e organizações voltadas a esse tema.

Financiar pesquisas acadêmicas quantitativas e qualitativas que se debrucem sobre o tema.

Financiar estudos aplicados, que analisem elementos concretos voltados às questões raciais – como as implicações econômicas do investimento social na equidade racial ou as ações e práticas relacionadas a questões raciais no fluxo de atendimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Fomento a ações e espaços de disseminação de conhecimentos relacionados à equidade racial

A fim de fortalecer essa agenda e seu campo de atuação. Iniciativas desse tipo podem envolver:

Produção de publicações ou outras peças de comunicação (como cartilhas, infográficos, guias), que compartilhem resultados de pesquisas e a produção de conhecimento na área, garantindo-se linguagem acessível e que dialogue com diferentes grupos sociais.

Realização e/ou apoio a eventos de troca de conhecimentos, como seminários ou workshops.

Fomento ao compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais voltadas ao campo da equidade racial, por meio de intercâmbios, banco de práticas, publicações e participação em eventos com essa finalidade (diretamente ou viabilizando a participação de atores relevantes do campo).

Adoção de posicionamento público institucional em prol da equidade racial

Manifestando explicitamente apoio a pautas dessa agenda e repúdio a episódios racistas – o que pode ser feito por meio de declarações públicas, manifestos ou campanhas, para citar alguns exemplos.

inspire-se!

Conheça iniciativas da filantropia e do ISP relacionadas a esta linha de atuação:

Iniciativas de diversidade na ciência do Instituto Serrapilheira

O Instituto Serrapilheira é uma organização voltada ao fomento à ciência no Brasil, que tem como proposta valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade. Para isso, atua em duas frentes: Ciência e Divulgação Científica.Uma de suas principais...

Programa de Equidade Racial do Instituto Ibirapitanga

O Instituto Ibirapitanga é uma organização do ISP criada em 2017 e dedicada à defesa de liberdades e ao aprofundamento da democracia no Brasil. O instituto opera com recursos próprios a partir dos rendimentos de um fundo patrimonial e realiza fomentos a partir de dois...

Mapa da Rede Antirracista, da Ação Educativa

O Mapa da Rede Antirracista foi lançado em 2019 pela Ação Educativa e contou com apoio do Itaú Social. Trata-se de uma ferramenta online e colaborativa que objetiva combater o racismo disponibilizando práticas pedagógicas realizadas por escolas, centros culturais,...

Pacto de Promoção da Equidade Racial

Com o objetivo de trazer o mundo corporativo para o debate sobre equidade racial, foi lançado em 2021 o Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma iniciativa que busca atrair a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais e da sociedade civil para o tema, por...